Seja um Sabatinador de Toda Verdade

Seja um sabatinador (um contínuo aprendiz) e busque respostas sem medo, sem idolatrar livros e pessoas.

Já questionou tudo aquilo que é aceito como “verdade”?? A sabatina tem como objetivo o aumento do conhecimento, e como consequência, o aumento do entendimento. Temos que buscar respostas (sabatinar) sem medo, sem idolatrar livros e pessoas. Este exercício é muito bom. A verdade precisa ser questionada em todos os ângulos. Eu amo o questionamento, e você?? Mantenha aberto o diálogo (uma livre via de mão dupla). As perguntas vão surgindo de acordo com o aumento do conhecimento do interessado. O conhecimento é cumulativo. Quanto mais conhecimento, mais perguntas. Não há como fugir desta verdade. Aceitar e se adaptar a ela. Ter conhecimento de uma coisa leva a certas perguntas. Ter o conhecimento de duas coisas levará a mais que o dobro de perguntas. O falso conhecimento leva para problemas, para a morte. O verdadeiro conhecimento leva para a solução dos problemas e leva para a vida. Real solução versus a falsa solução. Toda criança (humano) apresenta uma solução, verdadeira aos seus olhos, pois seus olhos são frutos do conhecimento que tem naquele momento. Assim sendo, escrevo este texto como um incentivo para a sabatina de TODAS as coisas. Agora, vamos ver o que significa ser um sabatinador.

SABATINAR, o que é?? O que significa?? Sabatinar é: (1) Dar ensinamento profundo, detalhado de determinados assuntos. (2) Aprofundar-se nos estudos de determinados assuntos. Alguns sinônimos são: perguntar, testar, examinar, recapitular, compendiar, relembrar, avaliar, resumir, sintetizar, rememorar, recordar e etc.

Trocando em miúdos, significa que um sabatinador (um questionador, um pesquisador) submete TUDO a sabatina ou seja, o mesmo se aprofunda nos estudos de todos os assuntos. Melhor dizendo, os pesquisadores independentes (os sabatinadores) recapitulam, discutem com sofismação, miudamente, cavilosamente. Só assim, eles podem tirar suas conclusões. Resumindo, Sabatinador é um ser humano (uma pessoa) mais adiantado (a) e que faz as perguntas numa sabatina. Sabatinador é aquele que AMA fazer e receber perguntas. Sem perguntas, não há respostas. Sem informações, não há análise. SABATINADOR É AQUELE QUE NÃO TEM MEDO DE NINGUÉM, logo, sabatinará todas as informações, sem idolatrar livros e pessoas e sem usar de intolerância, tirania, coação (imposição) e ódio para com alguém.

– A verdade aliada ao tempo esmiuçara TODA mentira. A verdade se imporá no devido ponto da linha do tempo a cada um que vive e procura por respostas as perguntas existentes. Quanto mais sabatinas existirem, mais perguntas surgirão. Para cada conhecimento verdadeiro, existem milhares de falsos. Aí está um grande problema. Notou a grande dificuldade???? São parecidos (trigo e joio). São os pequenos detalhes que fazem toda a diferença lá no final. Tão parecidos que somente os que realmente conhecem é que observarão as diferenças. O resultado é o que define tudo. O conhecimento nas mãos de um egoísta e o conhecimento nas mãos de um altruísta possuem desdobramentos diferentes, pois são pessoas com sentimentos diferentes. Entretanto, NESTE mafuá de conhecimentos, é necessário garimpar os verdadeiros entre tantos falsos. Garimpeiros devem ser pessoas pacientes e insistentes. Vamos lá garimpeiro, pois o trabalho é árduo. Se soubermos o que vamos procurar, ficará mais fácil de achar, pois nesta escola (a vida), como nas outras escolas, existem matérias (informações) que gostamos e aquelas que não gostamos. No entanto, todas as matérias são imprescindíveis para alcançar a sabedoria, aquilo que é tão essencial quanto a vida que recebemos gratuitamente.

Exemplos de verdades: (1) O medo é um sentimento. Todo sentimento tem por base a informação. Ele vem com a informação e vai com a informação. A criança passa a ter medo de bicho papão por causa de alguma informação e perderá esse medo com a correta informação. (2) A ansiedade é curada através de palavras. Para um mal físico usamos folhas (plantas). Para um mal espiritual (invisível) usamos palavras (informações). Não estejais ansiosos de coisa alguma. A ansiedade é um erro (pecado) que leva para problemas e apara a morte. A ansiedade é mortal. Não soma nada e só diminui. Controle a tua e não compre a de ninguém. (3) Tome cuidado com as escolhas. Veja os efeitos colaterais a curto, médio e longo prazo, pois boas escolhas ou decisões (ações) sábias não causam dano, nem a você, nem ao próximo, nem aos animais e nem ao meio ambiente. Nada mais…

– A existência da VERDADE Absoluta. Não podemos “fabricar (criar, construir) verdades”. As verdades já existem. Precisamos descobri-las. De apenas uma verdade podem surgir inúmeras mentiras. Está é a realidade do ser humano em todas as áreas. Uma mentira não produz verdades, cada árvore só produz frutos, segundo a sua espécie.

“NOSSA verdade de hoje” é forte indício de ser uma mentira amanhã.

– A verdade não tem dono, Ela é, Pena que só ela é.

Qualquer coisa que SE UNE com a mentira é transformada em “mentira”.

> “Verdade” (em união, ou mais a) “Mentira” = “mentira”.
> “Verdade” mais união com “mentira” é igual a uma “mentira”.

– Falar 99,99% de verdade é mentir, assim como ser 99,99% justo (ou bom) é ser iníquo. Já pensou nisso?? A verdade tem margem de erro zero. Uma tênue linha separa a realidade da fantasia. Uma tênue linha separa a verdade da mentira. Fantasias colocadas em prática, podem ser vistas como uma verdade. Fantasias coletivas podem ser vistas como uma verdade. Por exemplo, um rei (ou um presidente, ou um líder religioso e etc) na sua fantasia, ele é algo acima dos demais humanos. Para que esta fantasia se materialize, ele necessita da cumplicidade de outros em sua fantasia, ou seja, aquele que passa a aceitar aquele igual como alguém que está acima de si mesmo. Infelizmente,  Muitos morrem dentro de suas fantasias. Assim é a mentira. A mentira é igual a fantasia. A verdade é igual a realidade.

O ser humano quando deseja algo, TRANSFORMA aquilo ‘que não é’ naquilo que ele quer que seja, afinal de contas, sua vontade (seu desejo) é muito mais forte do que a razão. A vontade HUMANA ‘tem sido’ MUITO mais forte do que a razão. A VONTADE HUMANA ESTÁ SENDO FEITA NA TERRA, sim, meras fantasias. Crianças amam se divertir, amam fantasias, assim são os humanos. As crianças defendem os “seus ídolos” (suas fantasias) com unhas e dentes.

Quando amamos uma coisa, tudo o que descobrimos CONTRA ela é motivo de ofensa. Tudo o que falam contra o nosso ídolo é um motivo de ofensa. O mundo está cheio de ofendidos. Quando acreditamos realmente em algo, ficamos decepcionados por termos “sido enganados”, principalmente se amamos aquilo que aprendemos e/ou idolatramos aquele que nos ensinou. Assim tem vivido a HUMANIDADE. Cada um de nós é provocado e engodado pelo nosso próprio desejo, uma verdade. Não somos provocados por aquilo que não desejamos. Não nos sentimos provocados por aquilo que não desejamos, outra verdade. Eu vejo a questão por este ângulo. Quando não é ídolo, aceitamos numa boa, muitos pesos e muitas medidas. E infelizmente, o ódio entre os defensores da santidade de seus ídolos é grande, e tende a aumentar, afinal, ambos vivem pela plena retribuição. Não conseguirão sair do círculo vicioso e fantasioso, se não quiserem, se não desejarem. Odiarão e matarão a todos que falarem mal do mais famoso ídolo que eles têm. Estes perceberam um caminho e entraram nele, mas o MEDO impede a estas mesmas pessoas de raciocinar livremente.

– Aprender, não existe nada mais gostoso do que isso. 
Depois de aprender vem a alegria de ter aprendido, e esta ALEGRIA é pessoal, intransferível, e uma VITÓRIA pessoal, e como é gostosa. O homem foi projetado para aprender. Então, vamos pensar, olhar bem, sabatinar todas as coisas, pois mais cedo ou mais tarde teremos de aprender. Continuemos no caminho do aprendizado. Assim sendo, é necessário aprender a teoria (ou teorias) e concordar com cada uma delas, entendendo “plenamente o porque” de cada uma delas e depois começar a praticar na forma mínima até chegar na forma máxima. Precisamos entender as sensações, e não fugir delas sem nada aprender. Eu tenho paciência para aprender, e você?? Precisamos saber o significado de cada palavra para não entrarmos na fantasia. Precisamos conhecer cada sentimento, pois sem a correta compreensão poderemos ficar viciados em alguns deles, permanecendo em um círculo vicioso de sentimentos. Os sentimentos existem para serem compreendidos e corretamente administrados. Os efeitos colaterais devem servir para alguma coisa. Precisamos entender cada detalhe e como cada detalhe se INTERLIGA com os demais, mas, vamos com calma, não peguemos atalhos.

– O que se aprende em um atalho?? Ganha-se tempo, no entanto, o que se perde?? Fuja dos atalhos, vá devagar e busque ver (observar) os detalhes, pensar, identificar e chegar a conclusões, não devemos ser teleguiados. Pois as pessoas acham mais fácil serem teleguiadas, com alguém chegando a conclusão por elas. O problema é a pressa em fazer, passa por cima do aprender, só se aprende o superficial. Muita pressa, muitos detalhes passam batidos. Outra coisa é não remover os obstáculos do caminho, pois seria abrir mão de aprender. As pedras de tropeço NUNCA vão deixar de existir. Elas existem para que possamos praticar o que temos na mente, para que se aprofunde “no nosso coração”. As “fornalhas” (obstáculos) são os melhores lugares para se aprender coisas e coisas. São as circunstâncias do dia a dia que provarão qual é a essência de cada ser humano. Na hora da “fornalha” é que o humano revela o que ele realmente é. Superar cada vontade é uma fornalha. Superar cada vício infantil é uma fornalha. O poder das circunstâncias… Sendo assim, aproveite tudo. Aprender é necessário.

– A Verdade é feita de detalhes, muitos detalhes. Aprenda a estar concentrado todo o tempo. Devemos aprender a ser “detalhistas”, pois cada verdade e cada mentira são feitas de muitos detalhes. Vamos observar, se interessar e ser uma fonte de conclusões sábias. O aprendizado é mais importante que tudo o mais e todos os demais. Faça da verdade o seu dia a dia, em cada segundo deste dia a dia. Não fuja da sala de aula. Não acompanhe nenhum fujão. Aprenda a amar, aprenda a ser altruísta. Não Tenha Pressa.

– Hora de aprender coisas e mais coisas. Alegre-se aluno estudioso. A sabedoria se revela prática (e verdadeira) através dos frutos produzidos por ela, ou seja, frutos indiscutíveis, depois de plenamente sabatinados por todos. O Homem é FRUTO da informação. Nossa personalidade é formada de acordo com as informações que recebemos e valorizamos. As PALAVRAS e as AÇÕES de todas as criaturas (seres humanos) sempre foi e sempre SERÁ FRUTO da qualidade e da quantidade da informação que esta pessoa tem como verdade. Somos um fruto da quantidade e da qualidade das informações que recebemos e do tempo que gastamos para entendê-las, devemos perceber que “todos os demais humanos” também assim o são. Assim sendo, precisamos aprender a tomar decisões. A “continuidade da vida” está nas mãos de cada um de nós, A CADA DIA, a cada hora, a cada minuto, a cada segundo, a cada decisão que tomamos e a cada sentimento que temos. Enfim, Podemos aprender que ninguém nasce pronto e vai se desgastando. Nós nascemos crus e vamos nos fazendo, ou seja, Podemos aprender que ninguém nasce sábio e vai se tornando ignorante com o tempo. Nós nascemos ignorantes e vamos nos tornando sábios. SOMOS sempre a nossa mais recente edição, revista e ampliada. Sabatinar é necessário. Aprender é necessário. Praticar é necessário.

Só aprende quem quer aprender. É necessário DESEJAR APRENDER, pois o homem “sem vontade” não passa de um robô. Vamos sabatinar????? Vamos ser observadores e constantes aprendizes. A grande maioria só deseja festejar e buscar todos os prazeres que conseguir. Vamos observar e estudar.

Esteja á vontade para questionar todas as coisas. Seja um Sabatinador de TODA a Verdade. Nunca devemos deixar que outros decidam por nós. Façamos um mundo de sabatinadores. Que tal um mundo só de sabatinadores??? Seria maravilhoso.

Quem não tem medo, tem uma mente liberta para raciocinar.

Um Grande Abraço.

Sobre Alex Brito 7 Artigos
Alex Brito é um Filósofo, Hipnoterapeuta (Mentalista), Consultor (Coach), Profissional de Marketing e Palestrante. Autor e Criador do Site Sabatinador. Colunista na categoria "A Vida".

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será divulgado.