SEBRAE e ACICG realizou oficinas voltadas para o empreendedorismo de Campos Gerais-MG

Oficinas empreendedoras foram realizadas pela Associação Comercial de Campos Gerais.

 

Aconteceu  no último dia (16/08) em Campos Gerais a oficina do Sebrae,  organizada pela ACICG, com uma carga horária de 4h de duração.

O presidente Kleyvertton Rocha, fez a abertura do evento dando boas vindas e parabenizando os empreendedores por aderirem ao projeto. Ele citou a importância de estar sempre se reciclando, mesmo aqueles que têm anos de experiência, no mercado de trabalho.

Notícias de Campos Gerais

Os alunos aprenderam várias orientações práticas que visam melhorar o atendimento ao cliente, facilitar o controle de receitas e despesas bem como o cálculo de margem de lucro nos produtos. O projeto contou com a participação de 15 empresas, de diversos ramos: confecção, informática, alimentício, farmacêutico, etc.

Uma visão geral do que é vender, planejar e crescer profissionalmente, foi bem difundida mediante os seguintes tópicos:

  • Definir metas objetivas: colocar no papel o que se pretende realizar ao longo de um determinado período, semanal, mensal, semestral, anual.
  • Alinhar com os funcionários e colaboradores, qual a real função de cada um, e estabelecer cotas financeiras individuais, com gratificação extra para aqueles que atingirem os objetivos dados.
  • Escutar a linha de frente: saber ouvir os colaboradores a fim de enxergar os problemas que eles enfrentam.
  • Realizar análise periódica, elaborar cronogramas, dar suporte para que o funcionário possa realizar suas atividades com o material adequado.

Um coffee break de 15minutos foi feito para que todos pudessem saborear um bolo e os deliciosos pães de queijo, enviados pelo generoso patrocinador do evento: Vicente Dias Palhão dono da panificadora São Benedito que fez questão de apoiar o evento.

Logo depois, o consultor do Sebrae realizou uma dinâmica de grupo, na qual cada equipe deveria criar 3 produtos diferentes para a venda, separados por lotes e selecionar um integrante para negociar com o comprador, calculando assim os custos, juros , lucros obtidos e treinando sua capacidade de argumentação.

Notícias de Campos Gerais

Após a dinâmica os pontos positivos e negativos de cada equipe foram explanados e deu-se abertura para que perguntas fossem feitas. As equipes ficaram satisfeitas com o treinamento e expressaram o desejo que novas oficinas, consultorias e treinamentos sejam trazidos para a cidade.

Como um bônus para abrilhantar a ocasião, um sorteio para 2 consultorias exclusivas de 1h30 minutos cada, foi feito entre as 15 lojas participantes, do qual a empresária Terezina Maria de Oliveira (Thê Modas) e Thaynara Silva Aristides Napolitano ( Flor de Lis) foram as ganhadoras.

”  Achei a consultoria muito boa, gostei demais. Mesmo com uma experiência de cerca de 27 anos no comércio de Campos Gerais e uma grande bagagem no mercado, recebi dicas que pretendo aplicar ao meu estabelecimento. O consultor é muito capacitado e soube responder tudo que eu perguntava, tanto na área contábil como na parte de marketing”, disse Terezina.
” Foi exatamente o que nós precisávamos. Um problema que durante uma semana ficamos quebrando a cabeça, em 15 minutos, o Paulo consultor do Sebrae, nos ajudou a resolver”, disse Thaynara.

A expectativa foi mais do que a aguardada contribuindo assim para o sucesso do projeto e gerando novas possibilidades de parcerias futuras.

Mais um projeto assediado pela Associação Comercial dentre muitos que visa sempre a construção e ampliação do conhecimento aos jovens empreededores do município de Campos Gerais, pessoas que necessitam de incentivo e oportunidades.

 

Sobre Roseli Lima 219 Artigos
Graduada em Pedagogia, dedicada no jornalismo, amante das ações sociais, leva a família e o trabalho como duas paixões distintas, porém necessária para equilíbrio pessoal. Enfim Jornalista de coração para uma nação.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será divulgado.