Corpo de bombeiros redobra a prontidão na lagoa de Boa Esperança-MG

OPERAÇÃO PARA PREVENIR AFOGAMENTOS.

BOMBEIROS MILITARES FICAM DE PRONTIDÃO NA LAGOA DE BOA ESPERANÇA EM  OPERAÇÃO  PARA PREVENIR AFOGAMENTOS.

Equipes de Salva Vidas Militares do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais estão de prontidão em diversos pontos da lagoa de Boa Esperança nos finais de semana, o  objetivo é prevenir afogamentos com dicas de prevenção a acidentes aquáticos e caso haja necessidade de alguma intervenção em caso de emergência estão já no local .

Tudo isso traz mais segurança e conforto aos banhistas que frequentam ao local, em dias quentes para se refrescarem, também para práticas esportivas e lazer.

A cidade de Boa Esperança tem um fluxo de visitantes significativo nessa época do ano, por ser tratar de uma cidade com várias atrações turísticas, visitantes da região costumam frequentar constantemente, torna-se necessário redobrar a atenção principalmente em torno do lago de Furnas que banha a cidade.

Jovens e crianças são os que mais necessitam de uma atenção especial nesse momento, devido a falta de discernimento e conhecimento da profundidade do  local.

O que não se deve fazer em caso de afogamento:

Não pule na água para resgatar a vítima sem pensar. Só entre no mar se você souber nadar e estiver em boas condições físicas. De preferência, informe a um salva-vidas sobre o afogamento.

Como atuar diante de um afogamento:

Primeiro, temos de tentar remover a pessoa da água sem se colocar em perigo. Em seguida, colocar a vítima em uma área que permita o suporte correto. Se você não sabe bem o que fazer, você precisa procurar ajuda de outras pessoas e chamar os bombeiros, salva-vidas ou serviço de emergência.

Como salvar uma pessoa que está se afogando:

Primeiros socorros:

Primeiro, você tem que verificar se a vítima está respirando. Para fazer isso você deve verificar se o peito dela se infla ou não. Você também pode sentir a respiração aproximando sua bochecha perto da boca da vítima. Se a pessoa estiver respirando normalmente, coloque-a em posição lateral, por segurança, para que não sufoque caso comece a vomitar.

É importante não tentar extrair a água nos pulmões, nem fazer a vítima vomitar. Peça ajuda. A respiração boca a boca consiste em passar para os pulmões da vítima ar fresco através das vias aéreas do socorrista, ou seja, a pessoa que está dando a respiração boca a boca.

Fotos e informações: Nono Batalhão de Bombeiros Militares de Varginha/http://saude.ccm.net/

 

Sobre Roseli Lima 219 Artigos
Graduada em Pedagogia, dedicada no jornalismo, amante das ações sociais, leva a família e o trabalho como duas paixões distintas, porém necessária para equilíbrio pessoal. Enfim Jornalista de coração para uma nação.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será divulgado.